CONHEÇA MAIS SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário Teológico do Nordeste é uma das instituições de ensino teológico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Surgiu graças ao espírito empreendedor da Igreja Presbiteriana da Coréia, que enviou para Teresina o Rev. Sung Il Kang.

Inaugurado em 1992, como Instituto Bíblico do Nordeste, tornou-se Seminário Teológico do Nordeste em 1995, sendo formalmente recebido pela IPB em 2002, por decisão da reunião ordinária do Supremo Concílio, evento ocorrido no Rio de Janeiro, sob a presidência do Rev. Roberto Brasileiro Silva. O Seminário ficou sob a jurisdição da JURET N/Ne, que naquela data era presidida pelo Presb. Uziel Furtado Gueiros Filho. A referida JURET designou os Revs. Maely Ferreira Vilela e Moisés Cavalcante Bezerril como diretor e capelão, respectivamente. Atualmente a direção é composta, desde de janeiro de 2013, pelo Rev. José Alex Barreto Costa Barbosa (diretor) e pelo Rev. Jefté Alves de Assis (capelão). Desde 2019, por decisão do Supremo Concílio, o STNe é jurisdicionado pela JURET Teresina, sob a presidência do Rev. Ronildo Faria dos Santos.

O STNe se propõe a combinar três grandes objetivos, indispensáveis à formação pastoral, a saber: erudição, fidelidade doutrinária e piedade. Para tanto, dispõe de um colegiado de professores qualificados, atendendo aos padrões de titulação exigidos pela JET, que tem contribuído para que os seus discentes obtenham excelentes resultados em todas as edições do Exame Nacional de Formandos – o provão.

O Seminário enfatiza a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento teológico, reafirmando sua fidelidade às Escrituras Sagradas, como única regra de fé prática, sua lealdade à Confissão de Fé de Westminster e seus Catecismos, sua obediência à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil e sua permanente vigilância pela manutenção de um clima organizacional que valorize a espiritualidade, o companheirismo, a experiência pastoral e o ardor missionário. A validade de seus cursos é de natureza intra-corpus, ou seja, dentro do âmbito da própria instituição – sem reconhecimento pelo MEC.

O patrimônio físico do STNe conta com uma chácara aprazível em um dos bairros residenciais de Teresina, onde se encontra um conjunto arquitetônico que compreende salas de aula, biblioteca, alojamentos para alunos solteiros e casados, residências de professores, capela e área de lazer com campo e quadra poliesportiva.

Conheça, ore e ajude o STNe, uma casa de Profetas que está de portas abertas para acolher e treinar vocacionados ao sagrado ministério.

DIRETOR

Rev. José Alex Barreto Costa Barbosa

CAPELÃO

Rev. Jefté Alves de Assis

Contato

Site: www.stne.com.br
Telefones: (86) 3232 1370 / (86) 9 8894 4677
E-mail: [email protected]
Av. Maria Antonieta Burlamaqui, 4620
Bairro Santa Lia, Teresina-PI
CEP: 64058-720