Secretaria Nacional de Apoio Pastoral

O ministério pastoral não é um trabalho comum; requer do pastor constante estudo teológico, tempo para ensinar, liderar e governar a igreja, além de pastorear as ovelhas no rebanho de Cristo… E toda essa constante demanda resulta em desgastes físicos, emocionais, relacionais e até espirituais em níveis mais profundos do que outros líderes eclesiásticos. E a família pastoral também sente os “efeitos colaterais” do ministério.

O pastor e sua família também são ovelhas que necessitam ser pastoreadas. E a igreja local precisa entender a importância de olhar seus pastores também como ovelhas de Cristo. O “pastoreio de pastores” não é tarefa de um homem só; mas demanda o esforço de toda uma denominação.

A Secretaria Nacional de Apoio Pastoral (SNAP) existe justamente para isso: Desenvolver programas e atividades de prevenção no cuidado com os obreiros da denominação a fim de que o ministério seja desempenhado “segundo Deus requer” (1Pe 5.2).

A SNAP/IPB foi criada por ocasião da Reunião Extraordinária do SC-E/IPB em 1999, na cidade de Recife, PE. Aquela decisão também contemplava a criação de secretarias presbiteriais de apoio pastoral que se encarregam de “pastorear situações de crise com fundamentação bíblica, teológica e pastoral”. Nesse sentido, a SNAP procura auxiliar os secretários de apoio presbiterial na execução de sua nobre tarefa de pastorear os pastores na esfera que possui jurisdição sobre o obreiro, ou seja, seu presbitério.

O trabalho da SNAP requer integração das diversas autarquias da IPB de tal forma que o cuidado com os pastores seja tomado como uma responsabilidade da denominação e não apenas de um de seus segmentos. Conciliar agendas pastorais e das autarquias é um desafio imenso, mas com a graça de Deus, a SNAP segue conscientizando e orientando os pastores a serem pastoreados.

Secretário Nacional de Apoio Pastoral - Rev. Edson Fernandes

"O esforço da SNAP tem sido benéfico no sentido de deixar claro que a IPB cuida de seus pastores e familiares"


Símbolo da SNAP
Desenvolvida no ano de 2014, a logomarca consiste de três cajados. Historicamente o cajado é o símbolo mais usado quando se fala em pastoreio. Um dos cajados se encontra caído e outro que está em pé se encontra posicionado diretamente próximo a ele. No entanto, ambos se encontram relacionados a um terceiro cajado, maior e mais grosso do que os anteriores.

Certamente nesse ponto já ficou claro para o leitor o significado da logomarca: Ela expressa um pastor cuidando de um colega que está necessitado, enquanto ambos se encontram sob o pastoreio do Supremo Pastor.

Atividades desenvolvidas

1. Encontros com lideranças presbiteriais e sinodais - Buscando aprofundar o conhecimento da situação pastoral real da IPB nos diversos campos ministeriais. Esses encontros ainda visam a obter sugestões para o aperfeiçoamento da ajuda prestada aos pastores presbiterianos.

2. Encontros de pastores e esposas. Num esforço conjunto com as lideranças do País, o SNAP realiza conferências e encontros com pastores e esposas nos quais se aborda tópicos relacionados à vida conjugal, criação de filhos, resolução de conflitos e a situação econômica do ministro.

3. Auxílio aos capelães dos Seminários da IPB - Com propósito de ajudar no pastoreio que ocorre dentro dos Seminários da denominação, a SNAP produz material sobre a vida espiritual do seminarista, de sua esposa, bem como dos estudantes dos institutos bíblicos da IPB. Além do mais, em um esforço conjunto com a JET/IPB, são realizados encontros para capacitação dos capelães dos seminários e institutos bíblicos da denominação.

4. Atendimentos a pastores para aconselhamento bíblico - a SNAP oferece aconselhamento bíblico-teológico, observando sempre os preceitos compassivos estabelecidos nas Escrituras. Essa atividade é sempre realizada em harmonia com o presbitério ao qual o obreiro pertence.

Artigos e reflexões

Em parceria com a APECOM-IPB, semanalmente são publicados artigos abordando vários aspectos do ministério pastoral. O objetivo é oferecer auxílio literário aos pastores, missionários e evangelistas no campo.

Os artigos podem ser encontrados no site da IPB e no site da SNAP, no Facebook da SNAP e no Jornal Brasil Presbiteriano.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/apoiopastoral/


Material de apoio

A SNAP também disponibiliza à família presbiteriana, materiais de apoio com o propósito de despertar a denominação para a importância do cuidado com os pastores da denominação.

Acesse sgap.ipb.org.br