Secretaria Nacional da Pessoa Idosa SNPI-IPB

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa foi criada em 1999 na Reunião Extraordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio, com a finalidade de atender os irmãos na terceira idade, que compreende a faixa etária de 60 anos ou mais.

Como a faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - censo de 2000 - os idosos no país são cerca de 15 milhões de pessoas, mais de 9% da população total. Diante desses dados, a secretaria se preocupa com a dignidade e a qualidade de vida dos idosos da IPB, preparando atividades, encontros e ações que incentivem a criação de novos grupos de idosos em IPBs locais.

Para alcançar tal alvo, a Secretaria conta com um importante aliado, o Estatuto do Idoso, sancionado no dia 1º de outubro de 2003, que deve ser um importante passo na luta pela dignidade dessa faixa etária. A secretaria tem trabalhado para conscientizar pastores e líderes, e até mesmo os idosos, a fim de promover uma convivência harmoniosa dentro da IPB.

A SNPI tem como objetivo:

- Criação de grupos de idosos em cada igreja da IPB, incentivando crescimento espiritual, social e intelectual;
- Propor programas que promovam orientação segura nas áreas de saúde, esporte e lazer;
- Divulgar o Estatuto do Idoso para conscientização dos direitos e deveres de cidadania do idoso;
- Despertar no idoso o reconhecimento de seus dons e talentos para serem usados no Reino de Deus;
- Incentivar o idoso a observar com que honra, dignidade e carinho ele é tratado na Palavra de Deus;
- Motivar a criação de complexos de estrutura de cultura e lazer no âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil, para contribuir de maneira prática e efetiva para a qualidade de vida do idoso, tanto física, emocional e espiritual

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, da IPB possui um site totalmente voltado para assuntos que são de interesse do idoso, como estudos, pregações, notícias, orientações, agenda de atividades, oficinas e congressos. O portal já tem mais de 350 mil visualizações desde sua criação e é constantemente atualizado.

Secretaria Nacional da Pessoa Idosa
Rev. Pinho Borges - Secretário Nacional

Site: http://idosonews.com
E-mail: [email protected]