A serviço do índio para a glória de Deus

A Missão Evangélica Caiuá é uma instituição filantrópica que trabalha desde 1928 entre povos indígenas do Mato Grosso do Sul nas áreas espiritual, saúde e educação, através de 6 Igrejas e 30 congregações indígenas no MS, Instituto Bíblico Felipe Landes, em Dourados, 4 escolas Municipais com apoio de prefeituras locais e também através do Hospital Indígena Porta da Esperança, referência em saúde indígena no Brasil.


Estrutura da Missão


Sede em Dourados
Na sede há o Instituto Bíblico Felipe Landes onde são treinados indígenas para o serviço espiritual nas aldeias, a Escola Municipal Francisco Meirelles com mais de 800 alunos do Pré ao 9º ano e o Hospital Indígena Porta da Esperança, referência em saúde indígena.
- Campos Avançados
- Campo Caarapó
- Campo Amambai
- Campo Taquapiry
- Campo Porto Lindo
- Campo Sassoró
- Campo Campestre


História

A Missão Evangélica Caiuá foi criada em 28 de agosto de 1928, fruto do sonho de Albert Maxwell, pastor presbiteriano norte-americano que veio ao Brasil para investir na expansão do evangelho. Ao se instalar em solo brasileiro, o Rev. Maxwell dedicou atenção especial aos indígenas da região de Dourados (MS), da etnia Kaiowá. Deparou-se com a difícil situação daquele povo, onde as mulheres e crianças ficavam em casa enquanto os homens trabalhavam na indústria da erva mate o dia inteiro. Então Maxwell entendeu que deveria cuidar, não só da dimensão espiritual do índio Kaiowá, como também de seu corpo e mente.

Instituto Bíblico Felipe Landes

Fundado em 1980, esse departamento tem servido para o preparo e formação teológica dos candidatos indicados e vocacionados para o trabalho missionário junto ao povo nas aldeias da região. Também é um centro de formação e capacitação da liderança indígena para servirem a Igreja Indígena Presbiteriana do Brasil como professores nas escolas dominicais, líderes de departamentos da igreja bem como a capacitação de pastores, presbíteros e diáconos.

Hospital Porta da Esperança

Desde 1963 a missão conta com o Hospital Porta da Esperança, que atualmente atende por meio do SUS, colocando à disposição do sistema de saúde cinquenta e três leitos. Por meio de doações e parcerias o hospital mantém uma boa infraestrutura para atender ocorrências e internações de gravidade médias contando com uma máquina de Raio-X e uma máquina de Ultrassom para diagnósticos mais rápidos in loco. Também são feitos partos no hospital, o que significa um grande apoio para as gestantes indígenas.

DIRETORIA

Presidente Rev. Geraldo Silveira Filho - IPB
Vice-Presidente Presb. Roney Marcio Pessoa - IPIB
Secretário Rev. Sergio Paulo Martins Nascimento - IPB
Tesoureiro - Jair Viera Costa Junior


Contato

Site: http://missaocaiua.org.br/caiua/
Telefone: (67) 3421-4197
Rod. Dourados / Itaporã KM 02 - Caixa Postal 04
Dourados / MS - CEP: 79804-970