
Categoria: Artigos
Data: 05/05/2023
“E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” (Gênesis 2.22)
O casamento, fundamento da família, foi ideia de Deus. O casamento é a primeira instituição divina. Adão foi criado perfeito, colocado num lugar perfeito e tinha com Deus perfeita comunhão. Porém, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Deus fez Adão adormecer e tomando uma de suas costelas, fez-lhe uma mulher. Eva procedeu de Adão para ser sua auxiliadora idônea. Eva era sua coigual, carne de sua carne e osso de seus ossos. Podia corresponder a ele física, emocional e espiritualmente.
Adão, despertado do sono, viu sua mulher e, tomado de emoção, exclamou: “Esta, sim!”. A lição que este episódio encerra é que o casamento nasceu no coração de Deus em vez de ser uma iniciativa humana. Enquanto Adão dormia, Deus lhe preparava uma esposa. Deus não tirou a mulher da cabeça de Adão para mandar nele, nem dos pés de Adão para ser subjugada por ele. Tirou-a de sua costela para estar ao lado dele e ser o centro de seus afetos.
Eva era um presente de Deus para Adão. Ainda hoje devemos entender que do Senhor vem a mulher prudente e quem acha uma esposa encontrou a benevolência do Senhor. Que os jovens busquem a direção de Deus antes de firmarem a aliança conjugal. Que o casamento seja um presente de Deus, feito na presença de Deus e para a glória de Deus.