
Categoria: Notícias
Data: 10/02/2025
Instituto Presbiteriano Mackenzie sob nova direção
Nova diretoria e Presidente tomaram posse em cerimônia que contou com a presença de autoridades mackenzistas, civis e militares
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) tem um novo presidente: o Rev. Cid Caldas foi empossado dia 15 de janeiro, em cerimônia realizada no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. A solenidade também marcou a posse dos membros da nova Diretoria Executiva do IPM.
Além do Rev. Cid Caldas, foram empossados: André Ricardo de Almeida Ribeiro, como diretor Comercial, Inovação e Tecnologia; Eduardo Castedo Abrunhosa, como diretor de Administração; José Paulo Fernandes Júnior, como diretor de Finanças; e Luiz Roberto Martins Rocha, como diretor de Educação e Saúde.
O presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Rev. Roberto Brasileiro, destacou a importância do Mackenzie ser alicerçado sobre princípios bíblicos e que seja feito por pessoas que tenham fé nas promessas divinas. “Nós queremos que o Mackenzie seja formado de homens e mulheres que de fato espelhem a justiça do Senhor. Esse é o ponto central da nossa vida.”
O Rev. Roberto também apontou que cada um dos empossados deve ser destituído de vaidade, para que a glória seja apenas de Deus. “Não estamos aqui para enaltecer essa ou aquela pessoa. Estamos aqui para cumprir os mandatos do Senhor. Quando nos humilhamos na presença do Senhor, ele nos exalta segundo a sua misericórdia,” disse.
Novo presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hesio Cesar de Souza Maciel agradeceu ao antigo presidente do IPM, Milton Flávio Moura, e agradeceu a Deus por todas as portas abertas em prol do Mackenzie. “Agradecemos ao nosso Deus em pleito de gratidão, por todas as bênçãos alcançadas pelo Mackenzie. Enfrentamos todas as dificuldades e desafios por que passa a Educação no Brasil.”
Em seu discurso de despedida, Milton Flávio Moura, agradeceu o apoio de diversas autoridades da IPB e a parceria de autoridades mackenzistas. Ele também enumerou diversas conquistas e desafios à frente do comando do IPM. “Ao longo desse período, buscamos trilhar caminhos de temor aos preceitos da Palavra de Deus, de trabalho, fidelidade e serviço, em busca permanente de melhorias e resultados. Tivemos como propósito honrar o legado de Chamberlain, mantendo vivos os princípios que motivaram a fundação do Mackenzie em 1870.”
Além disso, o presidente anterior também destacou o firme alicerce das decisões de sua gestão, que foram firmados de acordo com a confessionalidade mackenzista. “Nós poderíamos compartilhar a visão, a estratégia e melhorar os processos, mas a cultura do Mackenzie é intocável. Ela é o extrato da identidade institucional e se expressa de maneira modelar nos comportamentos e atitudes da organização”, finalizou.
O novo presidente do IPM, Rev. Cid Caldas, reforçou a história do Mackenzie, com destaque para o pioneirismo, uma demonstração de que atender os desafios de um novo tempo, faz parte do DNA mackenzista. “A história do Mackenzie mostra que as mudanças sempre ocorreram e, creio, são o motivo para manter a solidez, a atualidade e a posição dessa sesquicentenária instituição no cenário nacional. Ela também ensina que é da sua natureza a inquietude, a reflexão e a excelência.”
Ao final de seu discurso, Cid Caldas se dirigiu aos colegas da diretoria e os encorajou. “Tenho a convicção de que o Deus que nos chamou para essa tarefa vai nos capacitar para realizá-la”, finalizou.
A cerimônia de posse da nova diretoria contou com a presença das seguintes autoridades, o presidente do Conselho de Curadores do IPM, Juarez Marcondes Filho; o primeiro secretário do Conselho Deliberativo do IPM, Adilson Vieira; o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos.