
Categoria: Artigos
Data: 25/01/2025
“Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.” (Salmo 4.7)
Davi estava enfrentando um tempo tempestuoso que o obrigou a fugir. Todas essas circunstâncias poderiam levar o rei ao abatimento, à tristeza, ao desespero, contudo, ele escreveu que Deus havia colocado em seu coração mais alegria do que qualquer outra coisa. O comentarista bíblico norte-americano Warren Wiersbe escreveu: “Os israelitas alegravam-se grandemente em casamentos e em tempos de colheitas abundantes; mas a alegria que Deus concedeu a Davi foi maior do que a dessas ocasiões”.
A alegria dele não era por conquistas, vitórias ou colheitas abundantes, era, sim, pela presença de Deus em sua vida. Davi entendeu que Deus é, em si mesmo, uma fonte de alegria. A ideia de alegria não se refere a viver sorrindo, dando gargalhadas. Na Bíblia, alegria se refere ao fato de alguém estar satisfeito. No Salmo 23 ele disse que o Senhor era o seu pastor e que isso era o suficiente para estar feliz.
O salmista disse no Salmo 131 que seu coração não era soberbo e que ele não estava em busca de coisas grandes nem maravilhosas demais. Davi aprendeu a estar satisfeito com a presença de Deus e não com os presentes de Deus. Sua alegria não era pelas bênçãos recebidas, mas pela intimidade que tinha com o doador das bênçãos. Que Deus seja nossa fonte de alegria.