
Categoria: Artigos
Data: 17/12/2024
“E perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mateus 2.2)
A tradição diz que os três reis magos eram Gaspar, Baltasar e Melchior. A Bíblia, porém, quando fala dos magos do Oriente, não menciona que eram três, não diz que eram reis nem menciona o nome deles. De igual modo, eles não fizeram parte do presépio, pois quando chegaram a Belém, já fazia praticamente dois anos que Jesus havia nascido. Eles encontraram Jesus não numa gruta de pastores, mas numa casa. Outrossim, eles não foram guiados por uma estrela ao longo do caminho do Oriente a Jerusalém.
Eles viram a sua estrela no Oriente e se dirigiram a Jerusalém. Que estrela era essa? O livro de Números 24.17 fala dessa estrela. Não era uma estrela qualquer, era a estrela do Messias. Aqueles que tinham uma revelação natural viajaram mais de mil quilômetros por um deserto inóspito para adorar a Jesus, enquanto aqueles que estavam há dez quilômetros de Belém e tinham a revelação especial, indiferentemente não se moveram para adorar o Messias.
Os magos viram a sua estrela e vieram para reconhecer que ele é o Rei dos reis, o Sumo Sacerdote e o Profeta que daria sua vida em resgate do seu povo. Por isso, ofereceram a ele ouro, incenso e mirra. Jesus é a estrela da manhã, o sol da justiça, a luz do mundo, a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina a todo homem.