
Categoria: Artigos
Data: 23/12/2023
Jesus saiu das águas do rio Jordão para o fogo da tentação, do sorriso do Pai para a carranca do diabo, dos céus abertos para o deserto causticante. Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Enfrentou três níveis de tentação. A primeira investida foi para atender as necessidades físicas. Depois de quarenta dias de jejum, Jesus teve fome. Então, o diabo lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”.
O diabo está pondo em dúvida a filiação de Jesus, sugestionando-o a usar seu poder para atender as necessidades físicas. Não logrando êxito nessa investida, o diabo sugere a Jesus saltar do pináculo do templo, citando o Salmo 91, porém, omitindo a parte que diz “em todos os teus caminhos”. O que o diabo sugere é exibição e não confiança em Deus.
Então, o diabo faz a terceira investida propondo diretamente a Jesus a dar-lhe todos os reinos deste mundo se Jesus prostrado o adorasse. O diabo é um mentiroso. Promete o que não tem. Agora, sua tentação é explícita. Quer adoração. Porém, Jesus o derrota nas três tentações citando as Escrituras. Jesus, cheio do Espírito, em jejum e em oração, com a Palavra em seus lábios, vence a tentação e triunfa sobre as investidas do diabo. Jesus é poderoso para nos fortalecer e nos dar vitória.