
Categoria: Artigos
Data: 16/05/2023
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)
Há neste versículo acima três lições oportunas e urgentes acerca da criação dos filhos: uma ordem, um modelo e uma promessa. Vejamos: em primeiro lugar, ensinar a criança é uma ordem divina. Os pais não podem terceirizar a educação dos filhos. Esse não é o papel do Estado nem da escola. Esse é o dever sacrossanto e intransferível dos pais. Negligenciar o ensino dos filhos é falhar na mais nobre de todas as missões conferidas aos pais.
Em segundo lugar, o exemplo não é uma forma de ensinar, mas a única maneira eficaz de fazê-lo. Os pais não devem ensinar a criança no caminho que ela quer andar nem mesmo ensinar a criança o caminho que ela deve andar. Os pais devem ensinar no caminho. Ensinar no caminho é servir de exemplo para os filhos. Os filhos observam mais seus pais do que os escutam. Os pais são como espelho para os filhos. O espelho não grita, demonstra. Não discursa, mostra.
Em terceiro lugar, há uma promessa aos pais que ensinam seus filhos no caminho: os filhos vão permanecer nesse caminho por toda a vida. Essa semeadura fiel terá uma colheita bendita. Oh, que Deus nos dê pais com conhecimento e disposição para ensinar os filhos! Que Deus nos dê pais que inspirem os filhos pelo exemplo! Que Deus nos dê a alegria de ver as novas gerações andando com Deus!