Categoria: Artigo
Data: 19/04/2026
“A morte e a vida estão no poder da língua...” (Provérbios 18.21)
O sexto mandamento “Não matarás” também fala sobre o poder das palavras. Podemos matar não só com atos, mas também com o que dizemos. Uma frase impensada pode destruir reputações, amizades e até mesmo famílias inteiras. Quantas feridas profundas nasceram de palavras mal ditas, faladas no calor da raiva!
O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o primogênito Filho do eterno Deus, foi claro: quem insulta o irmão, chamando-o de tolo, é réu de juízo e estará sujeito ao inferno de fogo (Mt 5.22). Ferir alguém com palavras é um tipo de homicídio moral. A boca fala do que o coração está cheio. Corações amargurados produzem discursos de morte. Mas a mesma língua que destrói e mata, também pode curar.
Há palavras que levantam, palavras que restauram, palavras que devolvem esperança. Quando nós falamos com graça e verdade, revelamos o caráter de Jesus Cristo, o único Filho de Deus. Nossas palavras podem ser bálsamo para corações feridos. Peça ao poderoso e eterno Deus que ponha um guarda à sua boca. Que o Espírito Santo use suas palavras como bálsamo que traz refrigério. Que sua voz espalhe vida onde houver morte, paz onde houver conflito, e perdão onde houver dor. Escolha ser instrumento de cura. Suas palavras podem ser uma extensão do amor de Deus.