Categoria: Artigo
Data: 07/01/2024
A igreja de Jerusalém começou grande. No dia de Pentecostes, no primeiro sermão pregado por Pedro, cerca de três mil pessoas foram convertidas, batizadas e agregadas à igreja. Essa igreja quebrou o mito de que não existe igreja grande e ao mesmo tempo saudável. Embora tenha nascido grande e crescido exponencialmente, era uma igreja modelo. A igreja era biblicamente saudável, pois perseverava na doutrina dos apóstolos.
A igreja era devocionalmente robusta, pois perseverava nas orações. A igreja era exemplo de comunhão fraternal, pois os crentes perseveravam no partir do pão e tinham tudo em comum. A igreja era liturgicamente entusiasmada, pois as pessoas diariamente perseveravam unânimes no templo, louvando a Deus. A igreja caminhava no temor do Senhor e contava com a simpatia de todo o povo.
Nessa igreja Deus fazia, por intermédio dos apóstolos, muitos prodígios e sinais. A igreja crescia verticalmente e horizontalmente, pois dia a dia o Senhor acrescentava a ela os que iam sendo salvos. Daí o evangelho irradiou-se por todo o mundo. Líderes e liderados estavam engajados na mesma missão, com o mesmo propósito. A igreja cresceu e se multiplicou. Deus foi glorificado. O reino de Deus alargou suas fronteiras e o nome de Cristo foi anunciado no mundo inteiro.