Maes de joelho filhos de pe. Daqui a pouco, 8h no Verdade e Vida com Hernandes D Lopes, na ipbtv. http://t.co/WKAg4iDj http://t.co/KvfPMjRW


Esposa: Seu marido é seu senhor Imprimir E-mail

 

Por rev. Samuel Gueiros Vitalino *


O texto de I Pedro 3:5,6 deixa as mulheres de cabelo em pé, pois no contexto de falar de submissão, Pedro trás o exemplo de Sara, que sendo grande exemplo a ser seguido, chamava Abraão de Senhor, e assim, diz Pedro, as mulheres crentes devem agir.

Não existe dúvida que nossa sociedade rejeitaria tamanha reverência de mulheres aos seus maridos, mas eu gostaria de abordar aqui a razão pela qual Pedro faz essa retumbante declaração, e eu espero que isso sirva às mulheres com o propósito de fazer-lhes entender o seu papel e ainda, consolá-las quanto às conseqüências dessa assertiva aos homens.

Primeiro, entendamos rapidamente o texto. Os versos de 1-6 são dirigidos por Pedro às mulheres e apenas o verso 7 aos homens. Ele vem dando, desde I Pedro 2:11,12 alguns conselhos aos peregrinos e forasteiros - que na época eram literalmente dispersos (1:1), mas que se aplica a todos os crentes – a se comportarem frente a suas autoridades:

  1. Governamentais (2:13-17), mesmo que sejam maus naquilo que fazem;
  2. Patronais (2:18-25), mesmo quando são injustos; e agora:
  3. Familiares (3:1-7), mesmo quando eles não obedecem a Palavra.

E é aqui que as dúvidas começam, pois como ser submissa a alguém que não conhece a Palavra, como o Apóstolo sugere?

Irmãs, esse texto não deve ser visto por vocês com tristeza ou peso, mas ao contrário, como pretendo mostrar aqui.

Sempre que se fala desse texto, pensa-se imediatamente que ele fala do jugo desigual, e, de fato, há aplicações fortíssimas, pois mesmo em jugo desigual a verdade desse texto não muda e nem tampouco suas aplicações. Sendo claro, se você for casada com um descrente e ele mandar que você não vá para a Igreja, você deverá obedecê-lo, pois é seu dever criacional fazê-lo. Espero que as moças leiam isso com muita atenção antes de cometer tamanha loucura. Mas...

Parece que esse texto não fala diretamente a casais em jugo desigual, mas se aplica a crentes que não obedecem a verdade, e bem que isso acontece com freqüência. Daí entendermos porque Abraão e Sara foram trazidos como o casal exemplo do texto nos versos 6,7.

Sendo bem prático: Abraão não obedeceu a verdade quando mandou Sara se passar por sua irmã no Egito e ela corria riscos terríveis ali (Gênesis 12:10-20), e por mais que Sara não concordasse com aquela postura de seu marido, obedecia porque Abraão é o seu Senhor (kurios – mesma palavra usada para o Senhor).

Qual a consequência disso? Aí é onde os homens é que devem tremer diante das verdades do versículo 7 (algumas delas eu já coloquei nesse post: http://bibliacomisso.blogspot.com/2010/09/reforma-comeca-em-casa.html), mas no contexto dos versos anteriores, os homens assumem toda a responsabilidade quando não obedecem a Palavra e suas esposas lhe obedecem (como manda a Palavra).

Notem que isso é quase uma revolução ao pensamento atual que reza que as mulheres devem desobedecer seus maridos quando pensam que farão algo errado, mas esse texto mostra que tamanha responsabilidade os homens precisam carregar, pois como o Senhor, com quem são comparados, eles precisam assumir a culpa pelos erros de suas esposa, assim como Cristo o fez pela Igreja (Cf. Efésios 5:25 e contexto).

Então quando Sara obedeceu Abraão e lhe chamava de Senhor, lembrava a ele da responsabilidade que tinha até mesmo pelos atos que ela realizava. O casamento perfeito diante de Deus é aquele em que o homem é homem de verdade e não divide responsabilidades com a esposa, mas coloca todas elas sobre as suas costas, mas divide todas as glórias e louros, como alguns exemplos Bíblicos nos lembram:

  • Adão levou a culpa pelo pecado de Eva, mas ainda assim lhe deu o nome de Vida!
  • Salomão era o Rei sábio e poderoso, mas louvou a virtuosidade e dividiu a glória com sua Sulamita.
  • José sairia sem difamar Maria, mesmo quando pensava ter sido traído por ela, pois ela estava grávida sem que tivessem coabitado.
  • Finalmente, Jesus paga o preço por cada erro de sua noiva Igreja e a convida para gozar as mais deliciosas bênçãos juntamente com ele e sua herança.

Se você é mulher, descanse na submissão ao seu esposo, pois a responsabilidade é dele.

Se você for homem, assuma. Essa é a sua responsabilidade!

 

 

*Rev. Samuel Gueiros Vitalino  é pastor na Igreja Presbiteriana de Brotas, em Salvador (BA)

Texto extraído do blog http://bibliacomisso.blogspot.com

 

comentários  

 
#37 19-12-2011 10:06
"Adão levou a culpa pelo pecado de Eva"?! Nesta frase o autor do artigo tornou Eva mais líder que Adão; mais senhora que o homem; então foi nela, em Eva, que todos pecaram e carecem da glória de Deus... Considero extremamente perigoso este texto tramitar num jornal que representa a Igreja Presbiteriana, a que reagiu à cegueira do entendimento no século XVI. A direção do jornal leu este texto antes de publicá-lo?
Citar
 
 
#36 07-12-2011 21:55
Eu não acho que as palavras do Rev.Samuel não são assustadoras não... O que ele fez foi uma boa exegese do texto 1Pedro. Ele simplesmente foi fiel ao texto e sua interpretação, o problema é que tem muita gente que parece que ainda não intendeu a questão da submissão ai diz nossa! que machista você é... É por isso que está aparecendo esses erros Teólogico (na questão se pode ter pastora)na Igreja. Isso tem acontecido porque muita gente ainda não intendeu as funções que Deus deu para o Homem e para Mulher.

Graça e Paz a todos.
(Seminarista Wilson da IPC de São Gonçalo) Igreja Presbiteriana do coelho. SG
(Rio de Janeiro)
Citar
 
 
#35 07-12-2011 08:48
CONCORDO PLENAMENTE.

Esse pastor samuel, é muito conservador! Jaja ele vai proibir as mulheres de orar/falar na igreja...



Citando Ézio:
Discordo quando diz que a mulher crente casada deve obedecer o marido descrente, pra nao ir a igreja... quer dizer que o marido descrente está acima do Senhor Deus? e se o marido incitar a mulher ao pecado? quer dizer que ela deve pecar? na minha opinião ela deverá amar a Deus sobre todas as coisas, até mesmo sobre seu marido. Ela deverá ser submissa sim ao marido, mas até quando o marido for submisso a vontade de Deus...
Citar
 
 
#34 02-12-2011 10:55
Eu sou o SENHOR, vosso Deus “ Levítico 19.3
Artigo provocativo (quase alcorânico) ignora o Deus Trino. É preciso lembrar que Deus é Soberano. Desde o princípio Ele Fala diretamente com a mulher não pede licença ao marido e nem exige que ela peça. Quem é o senhor?. Nestas citações: “[...] a serva do Senhor;” Lucas 38;. “atende a Sara em tudo o que ela te disser” Genesis 21:12;[...] “ Criador é o teu marido”; Isaías. 54.5 “;um só Senhor, Jesus Cristo.” 1 Coríntios 8.6; veja a interdependenci a1 Coríntios11.11; “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Amós3.3; “[..]Não tenho marido. ”, nem por isso o SENHOR JESUS deixou de falar com ela João. 4.17; “[...] eu sou o SENHOR, vosso Deus. Genesis 25:17 Resumindo Paulo e Pedro proferiram palavras pastorais para confortar os homens, agora descubra o porquê. É por exposições reducionistas como estas que muitas universitárias jovens tem “o mor medo” de crentes
Citar
 
 
#33 30-11-2011 00:40
Deveria estudar melhor os textos em que Paulo escreve as mulheres, pois ele esta quebrando o paradigma da época exatamente por tratar com as mulheres primeiro. Sugiro que leia o livro a graça e o agrado da mulher da Elizabeth Gomes, da Cultura Crista, lá aprendera que Paulo não é nem um pouco machista e nem patriarcal.
Citando Else Emrich:
Quantos equívocos para justificar uma postura extremamente machista, patriarcal, autoritária e retrógrada que prega a submissão e subserviência feminina, como sendo "vontade de Deus"!
É preciso que analisemos a Bíblia dentro de um contexto histórico-social, que difere muito do nosso contexto atual, fazendo-se as devidas ressalvas! O mundo muda constantemente e é subestimar nossa inteligência, querer que acreditemos que o homem seja "o cabeça" ou "o chefe" da casa! Visão machista, preconceituosa e que com certeza está totalmente em desacordo com os Planos de Deus, que quer que nos amemos e respeitemo-nos!
Citar
 
 
#32 30-11-2011 00:35
Se tivermos que contextualizar as Escrituras começaremos a aceitar homossexuais como membros na igreja. Paulo e Pedro quando escrevem escrevem não estão tratando de um problema cultural e sim de desobediência.

Citando George Moraes:
A expressão Senhor dos Exércitos é comum ao VT. Hoje em dia, pelo pouco que conhecemos do Universo dá para rir daquela expressão, pois Ele em sendo o criador do Universo, o que são Exércitos para limitá-Lo? Portanto a expressão é adequada para aquela época, mas não para hoje. Se formos nos referir a Deus deveremos colocálo como Senhor do Universo. Portanto, as opiniões de Paulo, Pedro e outros são próprias para aquela época, mas não para hoje. Nos dias atuais as mulheres estão gradativamente dominando muitas áres antes exclusivas dos homens. A UFV tem mais alunas do que alunos, tem mais professoras do que professores e tem mais mulheres em cargos administrativos do que homens. A nossa querida IPB ainda não tem pastoras.
Citar
 
 
#31 27-11-2011 23:29
Fiz essa ressalva no blog e faço aqui também:

[Reli o texto. Não quero que as meninas pensem que esse posicionamento abre portas para que ela não pensem como devem pensar ao buscar o casamento...

Mas fui convencido que o mesmo que é dito acerca de outras autoridades se aplica também ao marido.

Mesmo isso não ficando claro no texto, por inferência mostrada por amigos, faço essa retificação sem prejuízo da necessidade do estudo no assunto!

Agradeço aos amigos que me ajudaram nisso!]
Citar
 
 
#30 27-11-2011 06:35
Citando Jônathas:
Impressionante como uma instituição tão séria como a Igreja Presbiteriana do Brasil permita um texto desses.

CONCORDO COM VC, IRMÃO.
Citar
 
 
#29 27-11-2011 06:33
VERDADE VERDADEIRA...Citando George Moraes:
A expressão Senhor dos Exércitos é comum ao VT. Hoje em dia, pelo pouco que conhecemos do Universo dá para rir daquela expressão, pois Ele em sendo o criador do Universo, o que são Exércitos para limitá-Lo? Portanto a expressão é adequada para aquela época, mas não para hoje. Se formos nos referir a Deus deveremos colocálo como Senhor do Universo. Portanto, as opiniões de Paulo, Pedro e outros são próprias para aquela época, mas não para hoje. Nos dias atuais as mulheres estão gradativamente dominando muitas áres antes exclusivas dos homens. A UFV tem mais alunas do que alunos, tem mais professoras do que professores e tem mais mulheres em cargos administrativos do que homens. A nossa querida IPB ainda não tem pastoras.
Citar
 
 
#28 26-11-2011 21:06
A expressão Senhor dos Exércitos é comum ao VT. Hoje em dia, pelo pouco que conhecemos do Universo dá para rir daquela expressão, pois Ele em sendo o criador do Universo, o que são Exércitos para limitá-Lo? Portanto a expressão é adequada para aquela época, mas não para hoje. Se formos nos referir a Deus deveremos colocálo como Senhor do Universo. Portanto, as opiniões de Paulo, Pedro e outros são próprias para aquela época, mas não para hoje. Nos dias atuais as mulheres estão gradativamente dominando muitas áres antes exclusivas dos homens. A UFV tem mais alunas do que alunos, tem mais professoras do que professores e tem mais mulheres em cargos administrativos do que homens. A nossa querida IPB ainda não tem pastoras.
Citar
 

Comentar

Este comentário será moderado antes de ser publicado.


Código de segurança
Atualizar